introdução
O que é depressão?
A depressão é um transtorno de humor que causa um persistente sentimento de tristeza e perda de interesse. Tais alterações afetam diretamente a vida do indivíduo e de terceiros, nas mais diversas esferas (social, familiar, econômica e afins.). O paciente pode sofrer um episódio depressivo ao longo da vida ou múltiplos. Para muitas pessoas com depressão, os sintomas geralmente são suficientemente graves para causar problemas perceptíveis nas atividades diárias, tais como trabalho, escola, atividades sociais ou relacionamentos com outras pessoas. Algumas pessoas podem se sentir geralmente infelizes ou infelizes sem realmente saberem o motivo.
Sintomas:
Durante esses episódios, os sintomas ocorrem durante a maior parte do dia, quase todos os dias e podem incluir:
- Sentimentos de tristeza, lacrimejamento, vazio ou desesperança;
- Explosões de raiva, irritabilidade ou frustração, mesmo com relação a pequenos assuntos;
- Perda de interesse ou prazer na maioria, ou em todas as atividades normais, tais como sexo, passatempos ou esportes;
- Distúrbios do sono, incluindo insônia ou sono excessivo;
- Cansaço e falta de energia, onde pequenas tarefas causam esforço extra;
- Redução do apetite, perda ou aumento de peso, desejo por alimentos doces e carboidratos;
- Ansiedade, agitação ou inquietação;
- Lentidão do pensamento, da fala ou dos movimentos corporais;
- Sentimentos de inutilidade ou culpa, fixação em falhas passadas ou do presente;
- Problemas para pensar, concentrar, tomar decisões e lembrar das coisas;
- Pensamentos frequentes ou recorrentes de morte, pensamentos suicidas, tentativas de suicídio ou suicídio;
- Problemas físicos inexplicáveis, tais como dores nas costas ou dores de cabeça.
Como é feito o diagnóstico?
Avaliação psiquiátrica e realizada por um médico psiquiatra. Onde é realizado uma anamnese, análise da história pessoal e familiares associado a critérios para o distúrbio de depressão maior (Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM-5) ou CID-10/11 (Código internacional de doenças).
Quando buscar ajuda profissional?
Os sintomas depressivos nem sempre se apresentam como tristeza, falta de vontade (hipobulia) e falta de prazer nas atividades que anteriormente causavam prazer (anedonia) são sintomas cardinais para um episódio depressivo. Se você tiver qualquer sintoma de depressão, consulte seu médico ou profissional de saúde mental. A depressão pode ser remitida. Obter tratamento com um profissional de saúde mental com experiência pode ajudá-lo a ter seus sintomas remitidos e levar uma vida produtiva.
Como funciona o tratamento?
Medicamentos e psicoterapia são eficazes para a maioria das pessoas com depressão. Seu psiquiatra pode prescrever remédios para aliviar os sintomas.
- Medicamentos como antidepressivos, combinações de medicações, estabilizadores do humor, antipsicóticos atípicos, ansiolíticos podem ser indicados;
- Psicoterapia;
- Terapias de estimulação cerebral, podem ser sugeridos: Terapia eletroconvulsiva (ECT) e a Estimulação magnética transcraniana (EMT).
Conheça a L&T Mental Health Care
Como é o atendimento na L&T?
Em nossa clínica, há uma equipe multidisciplinar capacitada para atendê-lo nesses casos. Na Psiquiatria, contamos com a colaboração da Dra. Lorena Del Sant e do Dr. Renan Cardoso. Contamos ainda com múltiplas abordagens psicoterápicas que podem ajudar nesses casos, como a terapia familiar e a terapia cognitivo-comportamental.