O transtorno obsessivo-compulsivo, popularmente conhecido como TOC, é transtorno psiquiátrico que apresenta, como principais sintomas observados, obsessões e/ou compulsões. Exemplos clássicos de obsessões são preocupações excessivas com contaminação, simetria e limpeza. As compulsões, por sua vez, acabam se caracterizando por rituais executados para aliviar a presença de pensamentos obsessivos, que costumam ser intrusivos e incômodos. Tais sintomas acabam por gerar incontáveis prejuízos na vida de quem sofre com essa doença. Atualmente, estima-se que o TOC acometa cerca de 2 a 2,5% da população ao longo da vida.
De acordo com o DSM-5 (5ª edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais da Associação Psiquiátrica Americana), o diagnóstico dessa morbidade exige que sejam descartados eventuais sintomas orgânicos (secundários a condições clínicas, medicamentos ou uso de substâncias psicoativas), além de outras causas psiquiátricas. Para tal diagnóstico, portanto, é importante a avaliação clínica de um médico psiquiatra com experiência no tema.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o TOC é uma importante causa de incapacitação no mundo, trazendo prejuízos para a vida laboral, social, familiar e afetiva dos pacientes. Se você sofre com esses sintomas, que muitas vezes podem ser vistos como “superstições e manias” no imaginário popular, não deixe de procurar ajuda.
Os tratamentos com maior evidência de eficácia clínica englobam tratamento com psicofármacos, principalmente inibidores da recaptação de serotonina, e a
terapia cognitivo-comportamental (TCC). Em casos refratários, há a possibilidade de considerar estratégias de neuromodulção, como a
estimulação magnética transcraniana.
Em nossa clínica, há uma equipe multidisciplinar capacitada para atendê-lo nesses casos. Na Psiquiatria, contamos com a colaboração da
Dra. Lorena Del Sant e do
Dr. Renan Cardoso. Para tratamento em
terapia cognitivo-comportamental, contamos com a
Dra. Tatiana Luvisotto. Além disso, ofertamos, em nosso serviço de
estimulação magnética transcraniana e
terapia de realidade virtual, que pode ser importante para a exposição e prevenção de respostas na TCC.
Psiquiatra
CRM-SP: 162-824 RQE: 68598
Formada em medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com residência em psiquiatria pela também pela UNIFESP, a Dra. Lorena é Preceptora da residência de psiquiatria do Programa de Residência Médica em Rede em Psiquiatria da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Instituto Bairral de psiquiatria e UNIFESP.
Médico Psiquiatra
CRM/SP 205.122 | RQE 115.837
Médico graduado pela Universidade Federal da Paraíba, com Residência Médica em Psiquiatria pela Secretaria Municipal de São Paulo, o Dr. Renan Cardoso apresenta experiência com pacientes adultos em sofrimento psíquico, tendo histórico de passagem em grandes hospitais da cidade de São Paulo e outros dispositivos da rede de atenção psicossocial. Preza pelo atendimento humanizado e técnico de seus pacientes.
O TOC é tratado, em geral, com antidepressivos inibidores da recepção de serotonina. Essas medicações não causam dependência química, porém exigem acompanhamento médico contínuo e periódico, para serem ajustadas da melhor forma ao tratamento.
Em geral, o tempo de tratamento costuma ser definido junto com o profissional que o acompanhará, visto que há necessidade de avaliar a gravidade da doença e as particularidades de cada paciente.
Cada caso deve ser avaliado de forma individual, todavia, as diretrizes indicam que que o acompanhamento conjunto (medicamentoso e TCC) apresenta maior eficácia.
Casos de refratariedade precisam ser avaliados pelo médico psiquiatra. Existem alternativas que podem ser avaliadas a depender de cada caso.
Total ou parcial, mediante análise do seu convênio
Agradecemos pela mensagem.
Entraremos em contato em breve!
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Avenida Angélica 2100, cj. 42.
Bairro Higienópolis - São Paulo, SP
WhatsApp: (11) 99123-1668
Responsável Técnico:
Tatiana Luvisotto | CRP: 06/58975-6
© 2023. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.